PRA DIZER ADEUS… MENSAGEM PARA O 9º ANO
Encerrando a homenagem antecipada aos alunos do 9º ANO da EIA realizada através do Projeto CAIXA SURPRESA , o LEIA publica a seguir a mensagem PRA DIZER ADEUS de Silvana Rocha (Serviço de Psicologia Educacional do Fundamental II).
É PRECISO DIZER ADEUS. É PRECISO DIZER ADEUS ? Podemos dizer até breve ou até logo!!!
Inicio esse texto com um trecho das palavras do Poeta Mario Quintana sobre o TEMPO:
Recordo, através dessa poesia, a chegada desse grupo na EIA , o nosso encontro de transição do quinto para o sexto ano , as dúvidas, inseguranças e expectativas para a nova unidade, para o tão esperado FUNDAMENTAL II. A acolhida no primeiro dia de aula no sexto ano, e agora já a conclusão do 9º ANO – 4 anos de histórias e construções. O Tempo não pára. Essa turma me marca duplamente pois foi minha primeira turma de entrada também na EIA. Que satisfação.
Imagino que nesse momento agora, muitas idéias, situações, momentos, eventos , passam pela mente de cada um , como também a perspectiva da conclusão de mais um ciclo escolar, a conclusão do Fundamental II. São tantas histórias permeadas de muitas emoções.
Dizer adeus não é fácil, mas chega um momento em que é preciso. É preciso dizer adeus, aprender a por pontos finais, fechar capítulos, encerrar etapas da vida…
Mas para isso, é preciso ter coragem e convicção, porque dizer adeus é se desapegar daquilo em que um dia já acreditamos e de todas as expectativas que criamos.
Mas dizer adeus é também se desapegar do que já está perdido ou do que já não vale a pena, e entender que é hora de começar uma nova fase na vida.
Aceitar o fim e dizer adeus pode ser uma espécie de ritual de libertação ou um ritual de passagem. A tristeza de perder algo em que se acreditava pode ser grande. Mas o alívio de livrar-se de dúvidas e incertezas e saber exatamente qual é o ponto real da situação é fundamental para reequilibrar as emoções.
É possível avançar com mais força e com mais garra em busca de novos destinos, novas conquistas, e novas vitórias.
Despedir-se não é dizer somente ou apenas adeus, é apoiar e , sobretudo, desejar sucesso para nova jornada que está apenas começando. Se é difícil dizer tchau, quer dizer que valeu a pena!!!
Finalizo esse momento, fazendo novamente das palavras poéticas de Mario Quintana a minha fonte de inspiração.
Remeto a cada aluno do 9º ANO duas questões finais, pois ainda temos um tempo de convívio. Quais as marcas de sua PASSAGEM PELA EIA? Quais as marcas que cada um vai deixar quando terminar o ano de 2017? Pense nisso!! Ainda há tempo! Agradeço pela confiança e parceria de todos. Desejo sucesso nas escolhas e na vida. Sejam felizes!!
Um abraço carinhoso!
Silvana Rocha ( Serviço de Psicologia Educacional – EIA )