• HOME
  • CONTATO
logo
Navegar
  • COTIDIANO
  • DESTAQUE
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
  • MEIO AMBIENTE
  • Home
  • >
  • Eventos
  • >
  • PAPARAZZI – EIA DANCE FESTIVAL 2019
  • Eventos

PAPARAZZI – EIA DANCE FESTIVAL 2019

No último dia 02 de dezembro, o EIA DANCE FESTIVAL 2019 apresentou PAPARAZZI, trazendo como reflexão nossas relações com as REDES SOCIAIS. 

Nossa talentosa equipe de dança, responsável pelo roteiro e direção de PAPARAZZI,  composta por Kamila Cidrim, Laila Farias, Michela Wanderley e Zuca Medeiros, mais uma vez, proporcionou a todos que lotaram o Teatro Guararapes naquele fim de tarde um  BELO ESPETÁCULO. Em nome da equipe, Kamila Cidrim nos explica a seguir porque criaram PAPARAZZI…

PAPARAZZI  (Por Kamila Cidrim )

Diante da temática anual trabalhada na escola, “Soul EIA, sou cidadão do mundo”, nós, as quatro professoras de dança, pensamos que para o espetáculo deveríamos trazer um tema que tratasse dessa relação do cidadão com o mundo e que estivesse dentro da realidade vivenciada por nossos alunos. Analisamos os valores que estavam sendo trabalhados a cada mês e pensamos: será que os estamos vivenciando no dia-a-dia? Como costumamos demonstrar nossos valores hoje? Como sabemos dos valores daqueles que nos rodeiam? E foi em uma conversa informal, ao divagar sobre vidas e histórias de pessoas que nunca vimos pessoalmente, mas que se mostram a toda hora para o mundo que surgiu o pensamento: e não é que hoje somos todos paparazzi?

Paparazzi eram fotógrafos independentes que tiravam fotos de pessoas de destaque, como atores, atletas, políticos e outras celebridades normalmente em suas rotinas de vida habituais.  Eles tendiam a ganhar a vida vendendo suas fotografias para meios de comunicação, que se concentram no jornalismo dos tabloides e no sensacionalismo (como as revistas de fofoca).

Mas será que com o advento das redes sociais ainda existem paparazzi? Afinal, hoje em dia as próprias celebridades já divulgam suas rotinas para o mundo inteiro.

O EIA Dance Festival 2019, sob o título “Paparazzi” trouxe uma reflexão atual sobre nossas relações com as redes sociais. Como estão sendo utilizadas? Quais os valores que estamos propagando? Qual a rede social que gostaríamos para o futuro? Quem são os paparazzi de hoje?

De início, o espetáculo nos trouxe um panorama geral de como está sendo a utilização dessas redes atualmente. Há o inocente entusiasmo inicial de tirar uma foto e “postar” para o mundo, mas o que acontece após a primeira foto? Celebridades já não sofrem mais com os paparazzi, pois agora elas mesmas divulgam suas próprias vidas e, nesse sentido, percebemos que “somos todos celebridades”. “Tiramos selfie sem parar” em busca de muitos “likes”, e nos arriscamos divulgando e acreditando em “fake news” até chegarmos a um estado crítico em que pedimos: “pára tudo! Precisamos de ajuda! Alô, alô, marciano? Aqui quem fala é da Terra! Pra variar, estamos em guerra”. E não é?

#Amorologia/#Entusiasmo
#Paparazzi
#Celebridades
#Somostodoscelebridades
#Like
#Fakenews
#Selfie
#Mayday

E nossos alunos pediram e mostraram as redes sociais que gostariam de ver no futuro! Redes repletas de AMOR! Nosso desejo é o de que apenas grandes valores sejam compartilhados e cheguem nos trending topics!

#Redesxfuturo

#gentileza – Algumas palavrinhas mágicas têm um poder maior que abracadabra e sim salabim! Que tal utilizá-las com maior frequência?

#acolhimento – através de uma reflexão sobre a realidade dos refugiados de guerra, que necessitam bastante de acolhimento de outros países, nossos alunos clamaram também por maior acolhimento nas redes sociais.

#empatia – colocar-se no lugar do outro é tão difícil… que tal olharmos mais para os nossos amigos e oferecermos nosso ombro? Sem julgamentos, apenas em busca do bem?

#perseverança – “erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé… sua hora vai chegar!” De forma bastante animada e cheia de alegria, nossos alunos nos convidaram a perseverar mais, acreditar em nossos sonhos e assim incentivar os dos demais!

#honestidade – chega de “fake”, para que fingir ser o que não te faz feliz apenas para agradar seus seguidores e angariar muitos “likes”? “O importante é ser você!” Pedimos mais honestidade nas redes do futuro!

#cooperação – “sou eu, és tu… eu e tu, já somos nós”. Que tal se utilizássemos mais o alcance da internet para cooperar e nos unirmos mais?

#gratidão – Gratidão é reconhecer que a vida por si só já é um grande presente. Por que não pregarmos a gratidão pelo mundo em que vivemos, o dia que se inicia e teremos para viver, o dia que findou e tudo que nos trouxe de aprendizado? Se agradecer é a arte de atrair coisas boas, sejamos gratos a todo momento!

#respeito – Inúmeros casos de falta de respeito e discriminação acontecem todos os dias no ambiente virtual.  Nossos alunos trouxeram uma mensagem de Nelson Mandela que diz: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se elas aprendem a odiar  podem ser ensinadas a amar” (Nelson Mandela). Vamos cultivar mais o respeito nas redes sociais?

#paz – Depende de nós! Depende das crianças que estão crescendo nesta realidade de mundo virtual e real tão misturados. Depende de nós! Depende da família para que as sementinhas desses valores sejam plantadas para que tenhamos um futuro de PAZ nas redes.

Gentileza gera gentileza. Acolhimento gera acolhimento. Empatia gera empatia. Perseverança gera perseverança. Honestidade gera honestidade. Cooperação gera cooperação. Gratidão gera gratidão. Respeito gera respeito. Paz gera paz.

E foi nesse sentimento de incentivar cada um a fazer sua parte, compartilhando grandes valores, que finalizamos nosso espetáculo e, como num grande #tbt em plena Segunda-feira, nossos ex-alunos surgiram no palco trazendo memórias, grandes lembranças de momentos VIVIDOS, e fizeram o apelo à plateia: desliguem os celulares, esqueçam as postagens, vivam o momento presente, porque “o passado não volta, o futuro não existe, então só nos resta viver o presente”.

#Tbt

Sejamos menos paparazzi de nós mesmos e nos tornemos célebres protagonistas do espetáculo que é a vida que, por sinal, é trem bala, parceiro!

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Comments
EIA DANCE FESTIVALPAPARAZZIRedes SociaisSOUL EIA SOU CIDADÃO DO MUNDO

Postagem anterior

HOMENAGEM AOS 150 ANOS DA TABELA PERIÓDICA

Próximo Post

AS AVENTURAS NO FUNDO DO MAR

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tópicos Recentes

  • Latest
  • Popular
latestwid-img
ALDEIA DE MUITOS CARNAVAIS
latestwid-img
RETROSPECTIVA VOLTA ÀS AULAS
latestwid-img
INSPIRAÇÃO É…
latestwid-img
UMA BREVE HISTÓRIA DO NATAL
latestwid-img
NOSSOS TEMPOS AQUI
latestwid-img
FLUTUA OU NÃO, EIS A QUESTÃO

Categorias

  • Cotidiano
  • Destaque
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Meio Ambiente

Todos os direitos reservados a Escola Internacional de Aldeia.